O célebre axioma atribuído a Hermes Trimegisto afirma que tudo que acontece em cima (Céu) se repete embaixo (Terra). Esse pensamento oriundo de uma Tadição Espiritual constitui a linguagem científica mais antiga da humanidade, influenciando o pensamento de todas as culturas, cujos pictogramas permanecem intactos.
Assim, o homem vivencia os assuntos e as leis de vários Céus construíndo o seu caráter como forma pura da personalidade. A temática do Eneagrama apresenta dois aspectos bem distintos: o psicológico e o místico, organizados e em analogia segundo os números consoante a aritmosofia pitagórica e platônica. A personalidade é uma “construção”, portanto, demanda um trabalho exterior (exotérico/sócio-cultural) e interior (esotérico/anímico/moral) que o homem tem de fazer sobre si para construir uma personalidade mística no sentido pleno e autêntico do termo.
O vídeo anexo mostra os números do Eneagrama por Balam Ehecatl. Veja o que era conhecido como aritmosofia, parte da filosofia hermética, que elevou as matemáticas à altura de um sacerdócio: “Tudo está organizado segundo o número” (Pitágoras).
NOVA TURMA! EM BREVE!
Comments